sábado, 6 de setembro de 2008

Crônica (Kelly Raquel Freitas Cândido)

O filme O Nome da Rosa relata a historia de estranhas mortes que começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas.A chegada de um monge franciscano, incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.Estes acontecimento ocorreram nos seculos XI ao XV e foram marcado pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental. Ocorrem assim, nesse período, transformações na esfera econômica com o crescimento do comércio monetário, social com a projeção da burguesia e sua aliança com o rei, política com a formação das monarquias nacionais representadas pelos reis absolutistas ,religiosas através do protestantismo iniciado por Martinho Lutero e até Cultural com o movimento renascentista que se propagou pela Europa, enquanto movimento cultural, resgatou da antiguidade greco-romana os valores antropocêntricos e racionais, que adaptados ao período, entraram em choque com o teocentrismo e dogmatismo medievais sustentados pela Igreja.Onde no filme, o monge franciscano representa o intelectual renascentista, que com uma postura humanista e racional, consegue desvendar a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro.A educação de crianças na idade média a epoca vivida no filme Em Nome da Rosa era voltada para a religiosidade, estudava quase que esclusivamente a biblia onde as mesmas eram educadas nos mosteiro e os monges eram os professores . A educação era entendida como uma transmissão de técnicas adquiridas. O ato pedagógico tinha, sobretudo, a finalidade de possibilitar o aperfeiçoamento dessas técnicas através da iniciativa dos indivíduos . A Pedagogia não tinha a dignidade de ciência autônoma, sendo considerada parte da Ética ou da Política, e, por isso, elaborada unicamente em vista do fim que estas propunham ao homem. Os expedientes ou os meios pedagógicos só eram estudados em relação à primeira educação ministrada na infância: ler, escrever e contar .A Regra de São Bento prescreve diligência na disciplina. O sistema medieval e monástico previa a aplicação de castigos com punição como jejuns em crianças que não recitarem corretamente um salmos , . O conhecimento cientifico era tido como proibido “mortal” como a finalidade de dominar o povo.
Ja o filme Tempos Modernos focava a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929 onde ocorreram grandes mudanças na sociedade da epoca , quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.A figura central é Carlitos que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista . O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho, críticando assim à modernidade e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias subversivas ,trata também das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo.Educação na decada de 30 era centrada no professor cuja função define-se por vigiar os alunos, aconselhá-los, ensinar a matéria e corrigi-la. A metodologia decorrente de tal concepção tem como princípio a transmissão dos conhecimentos através da aula do professor, freqüentemente expositiva, numa seqüência predeterminada e fixa, enfatiza a repetição de exercícios com exigências de memorização. O professor fala, o aluno ouve e aprende. Não propicia ao sujeito que aprende um papel ativo na construção dessa aprendizagem. A função primordial da escola, nesse modelo, é transmitir conhecimentos disciplinares para a formação geral do aluno, formação esta que o levará, ao inserir-se futuramente na sociedade, a optar por uma profissão valorizada. Já existiam instituições de ensino não era mais somente em mosteiros , existiam professores capacitados.

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